quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O povo com Dilma!



Estive, hoje, na passeata pró Dilma, que terminou com ato em frente a Petrobrás.
Movimento começou na Candelária, seguindo pela Rio Branco e finalizando na Avenida Chile.

A concentração pra mim foi um momento único. Pude observar o chegar das caravanas e testemunhar o encontro de petroleiros com MST, bancários com movimento de atingidos por barragens, metalúrgicos com liga camponesa, estudantes. Enfim, o alinhamento dos movimentos sociais em torno do projeto político vigente hoje no país e que tem na DILMA a sua continuidade.

A emoção bateu, de fato, ao ver esse encontro.

Rapaziada da indústria naval, com o uniforme dos estaleiros, compareceu em peso. É emblemático o envolvimento dos trabalhadores desse setor com a campanha da Dilma; na época dos tucanos o setor naval não tinha nenhuma perspectiva. A demanda de navios e plataformas era fabricada no exterior.

Seguindo pela Rio Branco observei adesões voluntárias de trabalhadores do centro da cidade. Vi também o incômodo que alguns engravatados e arrumadinhas sentem ao assistir o povo se manifestando em favor do projeto popular. É a mesma turma que acha um absurdo curtir um samba no subúrbio. Contentam-se (coitados) com o samba (posudo) do Leblon. É o descaramento da luta de classes; por mais que alguns achem o termo obsoleto.

No final, no ato em frente a Petrobrás, a significação de que, com DILMA, as riquezas da empresa (potência mundial) será redistribuída para suprir as necessidades do povo brasileiro.

A certeza de que, a imagem abaixo, em que os tucanos mudavam o nome da empresa para privatizá-la, não vai acontecer.



Faltam 9 dias pra decisão final. Vamos deixar a imagem aí de cima pros arquivos e sacramentar essa aqui ó:



Abraços!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ratinho pra sempre!


Porra, o Ratinho morreu. Não tem como iniciar essa postagem sendo educado.

Recebi a notícia domingo, indo pro samba no Jambeiro, aqui em Niterói.

Pessoal do Samba da Amendoeira começou a roda com homenagem ao Rato. Marina molhou os olhos e a emoção também me bateu.

Dá uma lida nessa postagem aqui. Viu o carinho que a gente tem com o Alcino?!

A última vez que estivemos juntos foi na Casa Rosa, no evento pra arrecadar fundos pro Solar do Wilson Moreira. Conversamos mais do que ouvimos samba; eu, o Rato, Carneiro e um amigo. Terminamos a noite comendo churrasco misto no Cervantes, lembra Carneiro?

Ratinho era um cara diferente. Prezava a amizade, a palavra, em tempos em que isso é difícil.

Que Deus te guarde, meu cumpade. E que você esteja com a gente sempre que estivermos num samba de gente amiga e sincera.

Abraços!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vamos à luta!


É hora de arregaçar as mangas pra final! O plebiscito campo popular X campo privatista agora é fato!!

Dilma sai na frente; são quase 15 milhões de votos a mais que o Serra. Mas podem ter certeza que a campanha odiosa e mentirosa promovida pelos conservadores vai ser elevada a quinta potência.

Marina, com seu espólio de 20 milhões de eleitores, já disse que vai retardar qualquer apoio oficial. Abriu margem para a rodada de negociações. Foi cogitada até a substituição de Índio da Costa (o maior babaca dessas eleições) pelo Gabeira, como vice do Serra.

Aliás, como bem disse o Edu Goldenberg aqui; Brizola, em 89, finalizado o 1º turno, logo declarou seu apoio irrestrito a candidatura de esquerda do Lula. Marina deixou passar!

Falando no Briza, tô consternado ainda com o fato do Brizola Neto não ter sido reeleito pra Câmara dos Deputados. Conhecei seu trabalho nesse ano e logo passei a admirá-lo; votei e pedi votos pra ele. É ferrenho defensor do projeto popular!

E registro aqui meu descontentamento e irritação com a eleição do Sérgio Zveiter, USANDO a legenda do PDT. Aqui, em Niterói, a turma sabe do conluio entre o lobista Zveiter e o decepcionante prefeito Jorge Roberto Silveira.

Assistimos também, a nível nacional, a expressiva diminuição do poder político do DEM. As antigas oligarquias udenistas e do PFL estão sendo rechaçadas pelos brasileiros. César Maia, um dos caciques do DEM, foi um fracasso por aqui.

Destaco, no nosso RJ, as ótimas votações do Chico Alencar (federal) e do Marcelo Freixo (estadual). Apesar de não gostar do PSOL, reconheço que ambos são deputados valorosos para o Rio de Janeiro. Muito boa também a eleição do Molon (a quem pude conhecer e constatar seriedade) pra federal; foi o mais votado do PT.

Pra quem se identifica com o projeto popular, iniciado pelo Lula, é hora de intensificar a campanha! Pra quem não colocou adesivo da Dilma, é hora de colocar. É hora de sermos efusivos na defesa do projeto que acreditamos!

Abraços!!