Final de semana recheado de boas atrações, vejamos:
1 - Hoje tem o grupo DNA do Samba, no Balneário da Lapa - Mem de Sá, 63 . O grupo é formado por André, neto de Dona Ivone Lara; Diogo, neto do Noca da Portela; Nei T. Lopes, filho do Nei Lopes; Raoni, neto do Martinho e Ronaldo Mattos, filho do Nelson Sargento.
Conheci o Raoni, num churrasco, na Tijuca. O pessoal do Martinho é tudo gente fina. Acho que vou lá conhecer o grupo. DNA forte que esse pessoal tem!
2 - Hoje também tem o Samba do Trabalhador, no Mas será o Benedito - Gomes Freire, 599.
Terão como convidado especial o Toninho Geraes. É muito talento junto! O Benedito vai estar "iluminado" hoje!
3 - Nos sábados de agosto, os Partideiros do Cacique vão estar no Benedito. Nota 10 pra programação da casa, que ainda tem João Martins - "o saci rodopiou" - toda terça-feira.
Os Partideiros são a nova geração do Cacique de Ramos; carregam o astral e a guarda das tamarineiras do Cacique em suas apresentações.
4 - O Terreiro de Breque fará temporada no Bilhares Guanabara, tradicional sinuca na Praça Tiradentes. As apresentações serão nos dias 1, 15 e 29 de agosto. Ou seja, esse sábado tem.
Não conheço o grupo, mas me parece bem interessante a proposta deles de tocar e cantar o samba de breque, de terreiro e o samba sincopado, numa sinuca "das antigas", na Praça Tiradentes. É, no mínimo, instigante!
5 - Domingo eu separei um evento que me chamou muito a atenção. É a Domingueira do Bonifácio, produzido pelo Didú Nogueira, sobrinho do João Nogueira, primo do Diogo, filho da Gisa - outra família de DNA forte!
Pois o Didú, que é figura fácil no Bip Bip, caprichou na produção desse evento. O Centro Cultural José Bonifácio abrirá as 11:00 horas com exposição de quadros da Gisa.
As 13:00 horas começa roda de samba com o grupo Samba Urbano, com uma homenagem a Candeia, que completaria 75 anos, em 22 de agosto.
Tem mais; Nilson Athayde vai fazer pré-lançamento do seu CD intitulado "Samburbano", que é um trabalho de pesquisa sobre compositores do subúrbio e da Baixada.
Mais atração ainda. Haverá relançamento do livro "Candeia, Luz da Inspiração", de João Batista Vargens, e o lançamento de "Produção de Cultura no Brasil: da Tropicália aos Pontos de Cultura", de Aline Carvalho.
O Bufê Carioca, a cargo da chef Maria Inês Vernes, servirá petiscos e, como prato principal, uma carne seca com abóbora.
É pessoal, o Didú capricou!
O Centro Cultural José Bonifácio fica na Rua Pedro Ernesto, nº 80 – Gamboa. Ouvi falar que é um local muito agradável. Entrada gratuita. Horário: de 11:00 às 18:00.
Como chegar: da Central do Brasil até lá, são menos de cinco minutos de ônibus ou carro. Pode-se também pegar o C10, na Primeiro de Março; ele te deixa na porta do Centro.
Aproveitem!!
Abraços!
Cabeças cortadas
Há 2 anos