sexta-feira, 31 de julho de 2009

Boas do final de semana

Final de semana recheado de boas atrações, vejamos:

1 - Hoje tem o grupo DNA do Samba, no Balneário da Lapa - Mem de Sá, 63 . O grupo é formado por André, neto de Dona Ivone Lara; Diogo, neto do Noca da Portela; Nei T. Lopes, filho do Nei Lopes; Raoni, neto do Martinho e Ronaldo Mattos, filho do Nelson Sargento.
Conheci o Raoni, num churrasco, na Tijuca. O pessoal do Martinho é tudo gente fina. Acho que vou lá conhecer o grupo. DNA forte que esse pessoal tem!

2 - Hoje também tem o Samba do Trabalhador, no Mas será o Benedito - Gomes Freire, 599.
Terão como convidado especial o Toninho Geraes. É muito talento junto! O Benedito vai estar "iluminado" hoje!

3 - Nos sábados de agosto, os Partideiros do Cacique vão estar no Benedito. Nota 10 pra programação da casa, que ainda tem João Martins - "o saci rodopiou" - toda terça-feira.
Os Partideiros são a nova geração do Cacique de Ramos; carregam o astral e a guarda das tamarineiras do Cacique em suas apresentações.

4 - O Terreiro de Breque fará temporada no Bilhares Guanabara, tradicional sinuca na Praça Tiradentes. As apresentações serão nos dias 1, 15 e 29 de agosto. Ou seja, esse sábado tem.
Não conheço o grupo, mas me parece bem interessante a proposta deles de tocar e cantar o samba de breque, de terreiro e o samba sincopado, numa sinuca "das antigas", na Praça Tiradentes. É, no mínimo, instigante!

5 - Domingo eu separei um evento que me chamou muito a atenção. É a Domingueira do Bonifácio, produzido pelo Didú Nogueira, sobrinho do João Nogueira, primo do Diogo, filho da Gisa - outra família de DNA forte!
Pois o Didú, que é figura fácil no Bip Bip, caprichou na produção desse evento. O Centro Cultural José Bonifácio abrirá as 11:00 horas com exposição de quadros da Gisa.
As 13:00 horas começa roda de samba com o grupo Samba Urbano, com uma homenagem a Candeia, que completaria 75 anos, em 22 de agosto.
Tem mais; Nilson Athayde vai fazer pré-lançamento do seu CD intitulado "Samburbano", que é um trabalho de pesquisa sobre compositores do subúrbio e da Baixada.
Mais atração ainda. Haverá relançamento do livro "Candeia, Luz da Inspiração", de João Batista Vargens, e o lançamento de "Produção de Cultura no Brasil: da Tropicália aos Pontos de Cultura", de Aline Carvalho.
O Bufê Carioca, a cargo da chef Maria Inês Vernes, servirá petiscos e, como prato principal, uma carne seca com abóbora.
É pessoal, o Didú capricou!
O Centro Cultural José Bonifácio fica na Rua Pedro Ernesto, nº 80 – Gamboa. Ouvi falar que é um local muito agradável. Entrada gratuita. Horário: de 11:00 às 18:00.
Como chegar: da Central do Brasil até lá, são menos de cinco minutos de ônibus ou carro. Pode-se também pegar o C10, na Primeiro de Março; ele te deixa na porta do Centro.

Aproveitem!!
Abraços!

domingo, 26 de julho de 2009

Percepções

Moro em Niterói cerca de 7 anos. Passei minha infância e juventude em Friburgo. Morei no Rio, em Copacabana e no Flamengo. Escolhi Niterói pra morar - a cidade sorriso!
Comecei a criar raízes aqui na época do estágio na Imprensa Oficial, cuja sede fica aqui.
Niterói conserva um espírito amistoso, de conhecer e cumprimentar as pessoas na rua; os vizinhos, o dono do bar, o jornaleiro.
Eu, pessoalmente, preciso dessa sensação de pertencimento, de comunidade, que Niterói proporciona.
Pois bem; hoje fui a uma roda de samba no bar Tererê, em Icaraí - esquina de Mariz e Barros com Lemos Cunha.
Estava curioso pra conhecer essa roda.
O bar é bem receptivo, pessoal atencioso e preços honestos - cerveja a R$ 2,50 e dose dupla de capirinha.
Cheguei e fiquei oberservando a rapaziada tocando.
No intervalo, troquei umas palavras com o rapaz da percussão, que foi atencioso. Falamos sobre a música "Icaraí", gravada pela Beth Carvalho e pelo Cilico, no CD deste, lançado pela Niterói Discos, tempo atrás.
Elogiamos a música, que, a meu ver, é uma bela homenagem a Niterói. O rapaz me disse pra ficar à vontade pra fazer pedidos e até dar uma palhinha, ajudando a cantar.
Voltou o samba, peguei um guardanapo e anotei meus pedidos: "Icaraí "- já dissera que poderia ajudar na letra, mas sabia que era pouquissímo conhecida - "Ogum", do Zeca; "Meu lugar", Arlindo e "Cabô, meu pai", Moacyr Luz.
Pois o do pandeiro pegou o guardanapo, riu de "Icaraí" e "cagou" pro restante dos pedidos. Disse ele pro cara do violão: - "Toca umas três que você conhece e aí acaba". O da percussão ainda tentou falar de "Icaraí".
Aí, critico o restante do grupo que acatou o que disse o pandeirista.
Saí de lá meio desapontado, uma pena!
A intenção do blog é registrar percepções positivas como negativas.
Ainda não fui na Toca do Gambá, aqui no Barreto, que é muito elogiada! Só de acontecer na Zona Norte de Niterói, pra mim, já é interessante. Me desculpem minha implicância com o samba zona sul, mas minhas experiências sustentam minha implicância.
Vale a pena registrar que o samba do Convés, todo domingo, no Gragoatá, é bem gostoso; recarrega as energias pra começar bem a semana.
Coloco aí embaixo a letra de "Icaraí".

Icaraí, lugar tão lindo.
Icaraí é sedução.
Ainda me lembro aqui cheguei,
Num lindo dia de verão,
Confesso aqui deixei meu coração.
E agora que o sol vai-se embora,
Com a lua de fora é que pago pra ver.
Que a mocidade traz um samba pra valer.
E agora que o sol vai-se embora,
Com a lua de fora é que pago pra ver,
Toda a cidade, neste samba reviver.
Icaraí, que vem desde a Itapuca até a subida da Fróes,
Icaraí, os poetas ja não fazem mais Nictheroy.
Canto a beleza, lembro o Gentileza,
Histórias de rir.
Quantas saudades, meu peito invade do Petit-Paris.
Eu sei que o tempo não volta,
E o trolley faz volta no Canto do Rio.
E nas areias, sereias olhando o Rio.
Eu sei que o tempo não volta,
E o trolley faz volta no Canto do Rio,
E das areias, a melhor vista do Rio.


Abraços a todos e até a próxima!

terça-feira, 21 de julho de 2009

A culpa é do funk?

Corre a notícia de que uma lei, de autoria do Álvaro Lins - ex-chefe da Polícia Civil, ex-deputado, hoje preso em Bangu - que, praticamente, proíbe os bailes funk está sendo aplicada no Estado do Rio de Janeiro.
A famigerada lei estabelece que pra realizar um baile é preciso autorização do Batalhão da PM e do delegado, com 30 dias de antecedência; precisa de sistema interno de câmeras, com entrega das fitas para a Polícia; presença de seguranças autorizados pela Polícia Federal. Pura maquiagem, pois a intenção é barrar o funk!
Funk não é só "proibidão". Aliás, que hipocrisia, pois o BOPE também tem seus "proibidões".
Que Estado Democrático é esse que defende a anulação do funk como política pública de segurança. Duvido que os índices de criminalidade irão baixar com essa malfadada lei!
Tô preocupado. Foi noticiado pelo jornal O Fluminense que no Morro do Estado, em Niterói, a ordem da polícia é vetar qualquer lugar que toque música, a qualquer hora do dia. Esta ordem se sobrepõe inclusive a um acordo feito entre o capitão PM local e a comunidade. Este disse que o acordo não vale mais, pois a ordem veio do Comando Geral da PM e ele tem de cumprir.
Qual foi? E o favelado, como fica? Sem música, no Morro do Estado? Querem ressuscitar Chico Palha?

Angú salvador

Rapaziada,
Clube Guanabara vacilou. Chegamos lá na sexta, com bolo e tudo, pra comemorar meu aniversário e o porteiro dá a seguinte notícia: "-O samba foi cancelado".
Em cima da hora, pois na quarta liguei pra confirmar e tava tudo certo.
Fiquei parado dentro do carro pensando no que fazer. Primeiramente, avisar o pessoal que confirmou que ia. Depois, vamos pra onde? Afinal, o bolo tinha que ser comido. Foi a estréia da Fafá como boleira - aliás, mandou muito bem - e o doce tava provocante, seduzindo pra ser saboreado.
Lembrei que ia ter o grupo Berço do Samba no Angú do Gomes e tomamos o rumo do Largo São Francisco da Prainha.
Já havia estado lá uma outra sexta e simpatizei com o lugar e com o "Berço".
O que começou errado acabou dando certo!
O pessoal do "Angú" é bem bacana, atende bem, e, aliados à simpatia e atenção dos músicos do Berço do Samba, cria-se um ambiente agradável, despojado e festivo. Além, é claro, dos gostosos quitutes servidos.
Valeu "Angú"!
À propósito, conversando com o pessoal do Berço do Samba, fui informado que eles têm projeto novo aí pra frente. Se apresentarão com Noca da Portela, Rita Ribeiro. Vem coisa boa por aí!

Abraços e até a próxima!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aniversário

Rapaziada,
sexta-feira completo 26 verões.
Vou estar lá no Clube Guanabara - Botafogo, perto do Mourisco, 20:00 horas.
E, adivinhem o que tem lá? Samba, claro. Roda do Marquinhos PQD e Adilson Bispo.
Apareçam por lá, pra gente trocar uma idéia, beber uma cerveja.
Abraços!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fora "Fantástico"

Ontem, domingo, teve apresentação do enredo da Tuiuti, escola que abriga o Tamborim Sensação. Nós, alunos, fomos convidados pelo Mestre Ricardinho a participar da festa.
A bateria deu show - foram os comentários ouvidos - eu sou suspeito de falar. Tava lá, no meio, com meu surdo de 2ª marcação.
A festa acabou, mas minha adrenalina/disposição não. Fui pro Bip Bip, Copacabana, festejar o desempenho da bateria no bar do Alfredinho. Renatinho Partideiro, do Cacique, tava lá e agitou a roda.
Bela noite de domingo! Fora "Fantástico"!
Lembrando que vai ter feijoada da Tuiuti todo 2º domingo do mês. Arlindo Cruz vai estar na próxima. Apareçam por lá!
Abraços e até a próxima!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Santa Sexta!

Sexta passada fui à feijoada do Ratinho, na sua casa.
Peguei o metrô no Largo do Machado e fui até Maria da Graça. Lá, peguei uma kombi até o Norte Shopping, desci, andei um pouco até chegar na Toca do Rato.
Cheguei lá suando. Acho que misturou o fato de ter feito uma pequena caminhada com a ansiedade em chegar na casa do bamba - fui sozinho.
Tinha pouca gente, o que deixou o ambiente bem à vontade. Comi a feijoda divina da Denise, com o propósito de iniciar os trabalhos etílicos.
A roda começou legal. Fui convidado a sentar em uma mesa, conheci duas figuras bem divertidas, Pereira e o amigo do Pereira (foi assim que ele se apresentou).
O auge desse anoitecer foi justamente quando a roda parou para o intervalo. Vou explicar o paradoxo:
Os músicos foram até o galpão pra recarregar as pilhas. Aí juntou a assistência, junto com o Ratinho, o talentosíssimo Abel (Sivuquinha) e o samba comeu solto. Só na capela! A caixa de som chegou a reclamar pelo abandono; chiou forte uma hora.
Puxei algumas do CD do Ratinho, transparecendo minha admiração juvenil por este compositor.
E assim foi até a hora de ir embora. Demoramos quase uma hora em frente ao portão; o canto continuava, a assistência tava com a corda toda!
Peguei um táxi com o Pereira e seu amigo com destino final no Humaitá (casa da Marina).
Pausa pra falar que o subúrbio tem um encanto, um estado de espírito, que me é tocante.
Após me encontrar com a morena fomos até o Clube Guanabara, em Botafogo, curtir a novidade: roda do Marquinhos PQD e Adilson Bispo, com o grupo Improviso.
Ótima! Ambiente bom de clube, nada de Country! Cerveja gelada e petiscos a R$6,00.
Marquinhos finalizou cantando "Ogum".
Ogunhê! Santa sexta-feira!
Abraços!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Viva o RJ!

Fui fuxicar a agenda samba-choro - http://www.samba-choro.com.br/ - e olhem as maravilhas que encontrei!

1 - Marquinhos PQD e Adilson Bispo, feras da composição, fazendo roda de samba, com o grupo Improviso, no Clube Guanabara, às sextas. Só pra lembrar, PQD é co-autor de "Ogum", gravada no último CD do Zeca e que tá na boca do povo.

2- Ratinho tá fazendo samba e feijoada toda primeira sexta do mês (ou seja, essa sexta tem) na sua "Toca". Já falei do Rato aqui no Samba, Etc.

3 - O simpático grupo Berço do Samba (Alô Serginho Corrêa!) vai estar no Angú do Gomes também nessa 6ª. É, as carrocinhas de angú deram origem ao bar/restaurante! Fica ali no Largo São Francisco da Prainha, onde os Escravos da Mauá ensaiam.

4 - Pagode da Tia Doca vai receber o Sombrinha no domingo, em Madureira. Sombrinha, em resumo, é um dos fundadores do Fundo de Quintal, turma do Cacique! Quem comanda a roda é o Nem, filhote da baluarte da Portela que dá nome ao Pagode. Deve estar orgulhosa lá de cima, o Nem tá segurando a onda legal - o samba continua comendo solto!

5 - Pra completar, tem comemoração dos 250 anos da Tijuca. Sexta, sábado e domingo o Samba da Ouvidor (do talentoso Gabriel) recebe o mestre Moacyr Luz. Imperdível! Vai ter show todo final de semana do mês, na Praça Saenz Peña.

Mais detalhes e mais dicas, na agenda samba-choro.
Pra quê Viradão?! Viva essa cidade!
É, "tirem as flechas do peito do meu padroeiro, que Sâo Sebastião do Rio de Janeiro, aonde pode se salvar!"
Abraços!!