domingo, 26 de julho de 2009

Percepções

Moro em Niterói cerca de 7 anos. Passei minha infância e juventude em Friburgo. Morei no Rio, em Copacabana e no Flamengo. Escolhi Niterói pra morar - a cidade sorriso!
Comecei a criar raízes aqui na época do estágio na Imprensa Oficial, cuja sede fica aqui.
Niterói conserva um espírito amistoso, de conhecer e cumprimentar as pessoas na rua; os vizinhos, o dono do bar, o jornaleiro.
Eu, pessoalmente, preciso dessa sensação de pertencimento, de comunidade, que Niterói proporciona.
Pois bem; hoje fui a uma roda de samba no bar Tererê, em Icaraí - esquina de Mariz e Barros com Lemos Cunha.
Estava curioso pra conhecer essa roda.
O bar é bem receptivo, pessoal atencioso e preços honestos - cerveja a R$ 2,50 e dose dupla de capirinha.
Cheguei e fiquei oberservando a rapaziada tocando.
No intervalo, troquei umas palavras com o rapaz da percussão, que foi atencioso. Falamos sobre a música "Icaraí", gravada pela Beth Carvalho e pelo Cilico, no CD deste, lançado pela Niterói Discos, tempo atrás.
Elogiamos a música, que, a meu ver, é uma bela homenagem a Niterói. O rapaz me disse pra ficar à vontade pra fazer pedidos e até dar uma palhinha, ajudando a cantar.
Voltou o samba, peguei um guardanapo e anotei meus pedidos: "Icaraí "- já dissera que poderia ajudar na letra, mas sabia que era pouquissímo conhecida - "Ogum", do Zeca; "Meu lugar", Arlindo e "Cabô, meu pai", Moacyr Luz.
Pois o do pandeiro pegou o guardanapo, riu de "Icaraí" e "cagou" pro restante dos pedidos. Disse ele pro cara do violão: - "Toca umas três que você conhece e aí acaba". O da percussão ainda tentou falar de "Icaraí".
Aí, critico o restante do grupo que acatou o que disse o pandeirista.
Saí de lá meio desapontado, uma pena!
A intenção do blog é registrar percepções positivas como negativas.
Ainda não fui na Toca do Gambá, aqui no Barreto, que é muito elogiada! Só de acontecer na Zona Norte de Niterói, pra mim, já é interessante. Me desculpem minha implicância com o samba zona sul, mas minhas experiências sustentam minha implicância.
Vale a pena registrar que o samba do Convés, todo domingo, no Gragoatá, é bem gostoso; recarrega as energias pra começar bem a semana.
Coloco aí embaixo a letra de "Icaraí".

Icaraí, lugar tão lindo.
Icaraí é sedução.
Ainda me lembro aqui cheguei,
Num lindo dia de verão,
Confesso aqui deixei meu coração.
E agora que o sol vai-se embora,
Com a lua de fora é que pago pra ver.
Que a mocidade traz um samba pra valer.
E agora que o sol vai-se embora,
Com a lua de fora é que pago pra ver,
Toda a cidade, neste samba reviver.
Icaraí, que vem desde a Itapuca até a subida da Fróes,
Icaraí, os poetas ja não fazem mais Nictheroy.
Canto a beleza, lembro o Gentileza,
Histórias de rir.
Quantas saudades, meu peito invade do Petit-Paris.
Eu sei que o tempo não volta,
E o trolley faz volta no Canto do Rio.
E nas areias, sereias olhando o Rio.
Eu sei que o tempo não volta,
E o trolley faz volta no Canto do Rio,
E das areias, a melhor vista do Rio.


Abraços a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário