terça-feira, 21 de junho de 2011

Arredores da Praça Mauá!


Sexta-feira passada estivemos, eu e Marina, nas bandas da Praça Mauá: Pedra do Sal e, depois, restinho de Escravos.

Que energia boa no Sal! Samba de Lei e o Thiago Torres fazendo todo mundo cantar ao mesmo tempo. Esse rapaz sabe conduzir uma boa roda!

A Pedra do Sal tem sua história e carrega essa energia dos negros baianos que se instalaram por lá quando vieram pras bandas de cá.

Tratava-se de local sagrado das oferendas pros Orixás. Tia Ciata era figura marcante! Era por lá que o batuque o jongo se desenvolviam, tomaram também a Praça Onze, se traduziam no samba!!

Acho que isso tudo interfere na magia do lugar, o samba bom que corre por lá e a energia boa que sentimos.

O samba acontece às segundas (primeira roda do movimento do samba da Pedra do Sal), quartas (Samba na Fonte) e sextas (Samba de Lei).

O bloco Escravos da Mauá faz também sua festa ali pertinho do Sal, no Largo de São Francisco da Prainha. Descontraído, à vontade, bem carioca! Bebe-se cerveja nas barraquinhas e isopores da praça, e, ainda tem o Angú do Gomes em frente. Quer mais o quê?



Torço muito para que o projeto Porto Maravilha não acabe com essas delícias dos arredores da Praça Mauá!

Segue letra de Praça Mauá: Que Mal há (Moacyr Luz/ Aldir Blanc)


"Ah, me diz aí mas que mal há
em ir lá pra Praça Mauá
relembrar...
Se eu tô sem brilho e estrela guia,
se há no barco uma avaria
vou pra lá...
Meio adernado o meu navio
retoma o rumo, encontra o fio
num samba do melhor que há.
Meu porto ta lá,
no cais eu ressurjo,
é como se o Méier brotasse à beira- mar...
quem sacanear,
encaro e não fujo.
Eu sou marujo da Praça Mauá!
Em São Francisco da Prainha eu gostei
de uma cabocla da Pedra do Sal
que, estimulada pela grande Nora Nei,
tentou a vida de cantora ali na Radio Nacional.
Seu nome: Conceição feito a igreja,
fazia um peixe com cerveja
na Sacadura Cabral
que João da Baiana,
louco por matizes,
provou com caiana,
depois pulou no mar,
encontrou Netuno
com três meretrizes
e foram juntos pra Paquetá!
- Um dia vi Iemanjá
cantando num dancing lá...
Me diz aí: que mal há
em ser da Praça Mauá?"


Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário