terça-feira, 21 de julho de 2009

A culpa é do funk?

Corre a notícia de que uma lei, de autoria do Álvaro Lins - ex-chefe da Polícia Civil, ex-deputado, hoje preso em Bangu - que, praticamente, proíbe os bailes funk está sendo aplicada no Estado do Rio de Janeiro.
A famigerada lei estabelece que pra realizar um baile é preciso autorização do Batalhão da PM e do delegado, com 30 dias de antecedência; precisa de sistema interno de câmeras, com entrega das fitas para a Polícia; presença de seguranças autorizados pela Polícia Federal. Pura maquiagem, pois a intenção é barrar o funk!
Funk não é só "proibidão". Aliás, que hipocrisia, pois o BOPE também tem seus "proibidões".
Que Estado Democrático é esse que defende a anulação do funk como política pública de segurança. Duvido que os índices de criminalidade irão baixar com essa malfadada lei!
Tô preocupado. Foi noticiado pelo jornal O Fluminense que no Morro do Estado, em Niterói, a ordem da polícia é vetar qualquer lugar que toque música, a qualquer hora do dia. Esta ordem se sobrepõe inclusive a um acordo feito entre o capitão PM local e a comunidade. Este disse que o acordo não vale mais, pois a ordem veio do Comando Geral da PM e ele tem de cumprir.
Qual foi? E o favelado, como fica? Sem música, no Morro do Estado? Querem ressuscitar Chico Palha?

3 comentários:

  1. Mesmo não gostando muito do funk, achei esse texto muito bom :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo! Gostei mto do blog! poxa, o funk tem sofrido as mesmas censuras a q o samba foi submetido anos atrás. Acho q tem a ver com a política repressora 'com cara de democracia' q tem marcado o atual governo. Tomara o poder público fique mais atento à importancia da liberdade da população em se expressar. Vi um texto no observatório de favelas sobre essa discussão, mas não consegui linkar por aqui, vou mandar o link por email. abs!

    ResponderExcluir