sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Deixa Clarear


Faz tempo que sinto falta do CD "Deixa Clarear", do Zeca Pagodinho. Havia perdido há um tempão; comprei outro ontem

O ano do seu lançamento foi 1996. "Tinha eu 13 anos de idade". Esse CD me marcou muito. Me emocionei ao ouví-lo ontem, novamente.

Voltando a 1996. Nessa época eu era atleta, nadador do Flamengo. Por conta disso, tive que me mudar de Friburgo, da minha casa, para o Rio. Passei a morar em Copacabana, com uma família nota 10: um grande amigo do meu pai, Raul, sua esposa e sua mãe. Fui muito bem acolhido por eles.

Foi nesse processo de mudança (de escola, de cidade e amigos, enfim de estilo de vida), de ritmo intenso de treinos e cobrança própria por desempenho em competições que começei a encontrar no SAMBA meu "doce refúgio".

Ganhei o "Deixa Clarear" da mãe do Raul, a saudosa Dona Edna, que percebia o quanto a música, o SAMBA, eram valorosos pra mim.

Quando coloquei o CD pra tocar ontem, percebi que me lembro de todas as músicas e grande partes dos detalhes cantados e falados.

Dudú Nobre estreiando na faixa "Velho Ditado" e o Zeca dizendo que vai chamar moleque Dudú pra cantar com ele. Essa música diz "Eu sou mais meu chinelo de dedo, do que cromo alemão apertado". Me lembro do meu pai que, numa festa de reveillon, em Pádua, vestiu calça e camisa social e chinelo de dedo. Ainda tirou onda, citando o trecho da música. Lembra disso, meu velho?

Quanto à faixa-título "Deixa Clarear", esta diz "Vamos naquela tendinha que a Dinha jurou que tem, caninha da boa tem, sardinha fritinha tem". Me lembro de uma vez em Niterói, eu com 14/15 anos, junto com Rodrigo, parando numa tenda, na Engenhoca, com Lia e Soneca, num início de noite. Pensei comigo mesmo "-Essa deve ser uma tenda como a da Dinha." Fomos eu e Rodrigo pra casa enquanto seus pais avisaram que iriam ficar na tenda. Certíssimos!

O que acho bastante interessante é que quando ganhei o CD, me encantei por suas músicas e "causos" contados, apesar de, na época, não me ater muito aos nomes dos compositores, confesso.

Hoje, quando vejo que são composições de Ratinho, Marquinhos PQD, Beto Sem Braço, Barbeirinho do Jacarezinho percebo o quanto é instintivo meu interesse e fascinação pelo universo desses compositores.

Me deixei clarear por este CD.

Abraços!!

Um comentário: