sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quem é de sambar


Acabou o reinado de Momo. Vida que segue. Na foto, estamos na Marquês. Elizimar no meio, emocionada, sendo abraçada por mim e por Marlúcia. As duas são tias da Marina, minha morena.

Fitinha da Mangueira na cabeça, a Zimá deu uma bronca na gente (merecida) porque estávamos demorando a resolver se íamos ou não assistir aos desfiles.

Ficamos na dispersão (setor 13) e assistimos Grande Rio, Vila e o sensacional desfile da Mangueira, que foi ovacionada no final.

Achei que a foto é o retrato do(s) sentimento(s) que Momo (evoé!) emana pra gente no carnaval.

Domingo, desfilei na Viradouro. Depois da apresentação fui pra casa da Marina. Cheguei atordoado - vocês acham que foi desfile pra descer mesmo? eu perguntava, com a esperança de uma boa resposta.

Enfim, minha escola desceu. Vi uma penca de coisa errada antes, durante e depois do desfile. Membros da comunidade que foram a todos os ensaios e não receberam fantasia porque não ficou pronta. Baianas que foram até a Cidade do Samba pegar fantasia e depois foram A PÉ pra Sapucaí. Uma porrada de gente que não tem nenhum vínculo com a ESCOLA vestida de diretoria pra tirar onda. Presidente 71 (ou bêbado, sei lá) que discursou na avenida dizendo que a Viradouro vinha pra disputar título. Teve mais...porém não vou ficar alongando o texto.

Eduardo Carvalho escreveu aqui que as Escolas de Samba, por mais merda que façam seus dirigentes, são patrimônio de seus torcedores; pertencem ao povo! São as nossas emoções - o choro da Zimá pela Mangueira, por exemplo - que fazem a Escola pulsar.

E num momento ruim como esse pra Viradouro, se a comunidade não chegar junto, a ESCOLA afunda.
____________________________________________________________________

Carnaval acaba, mas, graças a Deus, o samba rola firme aqui por essas bandas. É roda de ressaca de carnaval. É pagode das campeãs...por aí vai.

E como escreveram Sombrinha e Marquinho PQD:

Quem samba procura o prazer de viver
Desfaz essa mágoa que só faz sofrer
Meu samba tá pronto pra te receber

*música: Quem é de sambar

Abraços!!!

4 comentários:

  1. Perdi denovo, mas... ainda vou ao carnaval do Rio...

    ResponderExcluir
  2. ah...ver essa foto me emociona,me orgulha...
    me torna mais feliz pq tenho vcs e o samba!!hehe
    amo!

    ResponderExcluir
  3. Só quem gosta mesmo do samba entende o choro da Zilmá....E viva a eterna Mangueia em qualquer que seja a posição ocupada na classificação das escolas. Mas cá para nós, que conhece o autor do texto,o sorriso (lindo!) esconde olhos marejados tb!! Afinal ele é do samba e quem é do samba chora!!!

    ResponderExcluir
  4. Cainã,
    venha pra cá, meu caro!

    Maria Helena e Mari,
    é...essa foto emociona. E os olhos estão marejados mesmo.
    Bjos!

    ResponderExcluir